Olhinhos da Caju: Drenagem Linfática, Modeladora/Redutora e Ventosa

Drenagem Linfática, Modeladora/Redutora e Ventosa

Oi pessoal, sou massoterapeuta e muitas pessoas me perguntam o que é, e para que serve a drenagem, a modeladora e a ventosa, então resolvi fazer esse post explicativo!

Drenagem Linfática: O método de drenagem linfática manual foi desenvolvido em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder que trabalhava junto com sua esposa na Riviera Francesa. Vodder observou que a maioria de seus pacientes sofria de constipação, retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados. Ele passou a tratar estes paciêntes intuitivamente com massagens que estimulavam estes gânglios atingindo grandes êxitos com diversos pacientes.
Seu método foi desenvolvido e se tornou muito eficaz. Hoje em dia, a drenagem linfática manual é usada na estimulação da circulação linfática que ajuda o corpo a eliminar toxinas e na nutrição dos tecidos. A estagnação dos gânglios linfáticos pode causar dor. Embora todos os tipos de massagem estimulem a corrente linfática, a técnica de Vodder é focada na drenagem do excesso linfático.
Geralmente este método é recomendado no tratamento estético de celulite (eliminando líquidos), espasmos musculares e na reuperação pós-operatória.
A linfa é colocada em movimento pelo mesmos movimentos de massagem que fazem o sangue circular no sistema venoso. A grande diferença é que o sistema por onde o sangue circula possui uma "bomba", o coração, que bombeia o sangue fazendo com que ele circule. Já o sistema linfático não existe esta "bomba" para que a linfa possa circular como o sangue, portanto para que a linfa se movimente dentro do sistema linfático ela deve ser estimulada por movimentos dos tecidos e dos órgãos do corpo. Daí a massagem de drenagem linfática ser de grande valia para o organismo pois através de movimentos coordenados e precisos, a linfa é colocada em movimento trazendo vários benefícios.

Modeladora/ Redutora: Técnica de massagem que visa eliminar a gordura localizada, rompendo as camadas de gordura em camadas menores aumentando a circulação sanguínea e linfática, sendo que a gordura será expelida pela sudorese ou pela diurese ou por ambas.



Ventosa: A ventosa, assim como a acupuntura e a moxabustão, foi desenvolvida na antiguidade com o surgimento do fogo, onde os povos primitivos utilizavam chifres aquecidos aplicados à pele para acalmar dores e drenar pus.
Com o decorrer do tempo outros materiais foram utilizados, tais como bambu, argila, vidro e acrílico.
Como a ventosa trata a doença: Quando aplicamos ventosa, o vácuo formado engole a pele, fazendo com que o sangue comece a ser sugado para a periferia da pele com mais intensidade, provocando o reflexo terapêutico.
O que ela faz quando aplicada sobre a pele: Deixa os capilares e vasos sanguineos mais flexíveis e descongestionados. Quando aplicamos a ventosa ela promove uma vasodilatação momentânea e quando retiramos o vaso retorna ao seu calibre normal, fazendo uma espécie de ginástica circulatória.
O uso frequente limpa os tecidos abaixo da pele, ajudando na retirada de nódulos gordurosos.
Desintoxica os tecidos, promovendo uma purificação e melhor respiração da pele.
Produz aumento dos glóbulos brancos, aumento das hemácias, melhora a ação anti-hemorrágica, torna o sangue levemente alcalino e fortalece o sistema imunológico.


Espero que tenham gostado da explicação!


2 comentários:

  1. gostei da explicação;pois comecei a fazer achei meio dolorido,mas acho que vale a pena o sacrificio muito obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fico feliz que gostou!
      Se for a drenagem que vc está fazendo, ela não deixa dolorido! Se for para quebra de gordura como a modeladora e a ventosa, aí nas primeiras sessões pode acontecer de ficar dolorido.
      bjs

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *